Com Record Bitcoin Buys, Como estão os investidores da Grayscale?

Os investimentos da Grayscale levaram US$ 255 milhões no terceiro trimestre de 2019, estabelecendo um novo recorde trimestral, apesar de o preço do bitcoin ter caído.

O Grayscale’s Bitcoin Trust (GBTC) voltou às manchetes ontem com sua adição recorde de um dia de 16.244 bitcoin, somando a sua pilha de mais de 630.000 bitcoin e um patrimônio sob gestão (AUM) que totaliza cerca de US$ 23 bilhões. Evidentemente, os negócios são bons. Então, quem são os investidores da Grayscale? O prêmio do GBTC é um incentivo, ou um desestímulo? E para onde este fundo irá se movimentar no futuro?

O que é GBTC?

A Grayscale possui bitcoin em seu fundo GBTC e os investidores compram ações que representam uma série dessas bitcoin. Há uma taxa de administração de 2% ao ano, além de um „prêmio“. O prêmio é a diferença entre o valor do bitcoin subjacente (valor do ativo nativo ou „NAV“) versus o preço de mercado das participações (quanto custam as ações).

Há duas camadas de investidores. Existem os investidores da camada de base – investidores credenciados selecionados para comprar na colocação privada do fundo ao preço „NAV“, também conhecido como o preço do valor do bitcoin subjacente. Os investidores de camada base podem enviar USD ou bitcoin e receber um número de ações equivalente ao valor do bitcoin (atualmente é 0,00094919 BTC/ação).

Um outro ponto chave é que é uma maneira. Uma vez colocada a bitcoin no fundo, ela não pode ser retirada. Os investidores podem vender suas ações, mas o bitcoin permanecerá no trust e fora do mercado.

„Grayscale Bitcoin Trust não opera atualmente um programa de resgate e pode parar as criações de tempos em tempos. Não pode haver garantia de que o valor das ações se aproximará do valor da Bitcoin detido pelo fideicomisso e as ações poderão ser negociadas com um prêmio substancial ou desconto sobre o valor da Bitcoin do fideicomisso. O fideicomisso pode, mas não será obrigado a buscar aprovação regulatória para operar um programa de resgate“.

Impressão fina do website da Grayscale

Os investidores da camada de base têm um bloqueio de seis meses antes de poderem vender suas ações no mercado aberto para a segunda camada de investidores. Esses investidores secundários devem pagar o preço de mercado mais alto pelas ações. Novamente, o „prêmio“ é a diferença entre o preço das ações de mercado aberto em relação às ações de preço de bitcoin subjacentes.

Como os investidores da Grayscale estão se saindo?

O maior investidor é o Three Arrows Capital, que recentemente aumentou uma posição de $259 milhões para $1,4 bilhões (equivalente a cerca de 6 por cento de participação no trust). É um dos investidores que aproveita a recente negociação, entrando como colocação privada na camada de base do fundo.

Ao investir no NAV, na camada de base, suas ações ficam trancadas por seis meses, mas poderá então vender as ações ao preço mais alto do mercado, trancando no prêmio. O prêmio historicamente se mantém em cerca de 20%, mas pode bombear em um mercado de touro onde a demanda pelas ações é alta. Por exemplo, ele ultrapassou 40% em dezembro de 2020.

Outro investidor que tira proveito disso? BlockFi, que possui cerca de 5% das ações do trust. A Blockfi lhe dará cerca de 6% de retorno quando você emprestar seu bitcoin, porque pode então emprestar seu bitcoin a grupos como o Grayscale Trust. Neste caso, ele empresta a bitcoin à Grayscale e entra no fundo onde pode tirar proveito do prêmio.

Para aqueles investidores de segunda camada que estão comprando ações no mercado aberto, o prêmio é um risco de aumento. Se o bitcoin cai com força, então as perdas serão mais profundas porque o NAV (preço do bitcoin) cai, assim como uma queda no prêmio que você comprou. Da mesma forma, se você comprar antes de um mercado de touro e a correspondente bomba premium, seus ganhos poderão ser maiores.

Por que o prêmio? É a lacuna do mercado entre a oferta e a demanda. A demanda por ações supera a oferta, já que novas ações são continuamente criadas, mas são adiadas pelo bloqueio de seis meses. Por outro lado, as ETFs mantêm os prêmios sob controle porque as novas ações também podem ser criadas continuamente, mas não têm bloqueio e podem negociar imediatamente. Os prêmios podem ser arbitrageados.

O prêmio vale a pena?

Por que os pequenos investidores secundários aceitam este risco de prêmio GBTC versus uma pura compra de bitcoin?

Para um, você pode comprá-lo facilmente com sua conta de corretagem tradicional. Segundo, você evita a auto custódia. Três, há vantagens fiscais, pois é elegível ao IRA. E quatro, se você acha que há uma corrida de touro, você pode tirar vantagem de uma bomba premium.